24 de julho de 2007

Tendências da web

Hoje saiu no portal da Globo, o G1, uma matéria falando das tendências da web. Para isso foi criado um mapa de metrô com 200 sites de maior sucesso na web organizados por categorias como "compartilhamento", "comunidade", "design", "notícias" e "tecnologia". A organização que desenvolveu, Information Architects Japan, cria interfaces para sites.



Cada parte que representaria uma linha do metrô corresponde a uma vertente da web, sendo que os sites mais conhecidos, como Wikipedia, Google, YouTube e Apple fazem parte preta, com as páginas principais. Como em um mapa de metrô normal, as linhas se cruzam, sendo que vários sites fazem parte de várias delas, ou seja, têm múltiplas classificações.

O Google, por exemplo, faz parte de cinco “linhas”: sites principais, notícias, tecnologia, ferramentas e experiência. Se o usuário quiser passear na linha tecnologia, por exemplo, pode sair da Dell, passar pela Sony, Google, Firefox, Apple, Adobe e terminar na Microsoft e no MSN, apenas para citar os mais conhecidos, sem contar as dezenas de conexões e mudanças de linha que podem ser feitas pelo caminho.

Algumas coincidências aconteceram na produção do mapa –- a maior parte dos sites japoneses ficaram na mesma linha, dos negócios lucrativos.

Notícia original: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL75968-6174-5669,00.html

Nenhum comentário: